20 citações de um mestre budista para nos ajudar a definir as prioridades em nossas vidas

Thich Nhat Hanh é um dos mais famosos mestres budistas da nossa atualidade. Nasceu no Vietnã e dedica sua vida à transformação interior para o benefício das pessoas e da sociedade de forma geral. É um incentivador da prática mindfulness e do amor.

Para disseminar seus ensinamentos pelo mundo, Thích Nhất Hạnh combina mensagens Zen tradicionais com pensamentos budistas Mahayana, budismo Theravada e psicologia ocidental, oferecendo a nós uma nova percepção sobre a vida.

Compartilhamos abaixo 20 das citações mais poderosas de Thich Nhat Hanh. Esperamos que seja uma luz em sua vida. Aprecie!

Sobre o sofrimento

“Quando outra pessoa faz você sofrer, é porque ela sofre profundamente dentro de si mesma, e seu sofrimento está se espalhando. Ela não precisa de punição, ela precisa de ajuda. Essa é a mensagem que ela está enviando.”

“As pessoas têm dificuldade em deixar seu sofrimento. Por medo do desconhecido, elas preferem o sofrimento, que lhes é familiar.”

“A semente do sofrimento em você pode ser forte, mas não espere até não ter mais sofrimento antes de se permitir ser feliz.”

Sobre o poder de sorrir

“Às vezes, sua alegria é a fonte do seu sorriso, mas às vezes, o seu sorriso pode ser a fonte da sua alegria.”

“O sofrimento não é suficiente. A vida é terrível e maravilhosa! Como posso sorrir quando estou cheio de tanta tristeza? É natural – você precisa sorrir para sua tristeza porque você é mais do que ela.”

Sobre o que significa ser bonito

“Ser bonito significa ser você mesmo. Você não precisa ser aceito por outros. Você precisa se aceitar.”

Sobre ser livre

“Deixar ir nos dá liberdade, e a liberdade é a única condição para a felicidade. Se, em nossos corações, ainda nos apegarmos a qualquer coisa – raiva, ansiedade ou bens materiais – não podemos ser livres.”

Sobre o milagre de poder caminhar na Terra

“As pessoas geralmente consideram caminhar na água ou no ar um milagre. Mas acho que o verdadeiro milagre não é andar nem na água nem no ar, mas na Terra. Todos os dias estamos envolvidos em um milagre que nem sequer reconhecemos: um céu azul, nuvens brancas, folhas verdes, os olhos negros e curiosos de uma criança – nossos próprios olhos. Tudo é um milagre.”

Sobre por que você deve tratar os outros com compreensão e compaixão

“Quando você planta alface, se não ela cresce bem, você não culpa a alface. Você procura as razões pela qual as coisas não estão indo bem. Pode precisar de fertilizantes, mais água, ou menos sol. Você nunca culpa a alface. No entanto, quando temos problemas com nossos amigos ou familiares, culpamos a outra pessoa. Mas se soubermos como cuidar deles, eles vão crescer bem, como a alface. Culpar não tem nenhum efeito positivo, nem tentar persuadir usando a razão e discussões. Essa é a minha experiência. Nenhuma culpa, discussão, apenas compreensão. Se você entende, e mostra que entende, pode amar e a situação mudará.”

Sobre o mantra perfeito da manhã

“Quando acordei esta manhã, eu sorri. Vinte e quatro novas horas estão diante de mim. Eu prometo viver completamente cada momento e olhar para todos os seres com olhos de compaixão.”

 

Sobre a verdadeira felicidade

“Muitas pessoas pensam que excitação é felicidade, mas quando você está excitado, você não é pacífico. A verdadeira felicidade é baseada na paz.”

Sobre o amor

“Se você ama alguém, mas raramente se torna disponível para ele ou ela, isso não é amor verdadeiro.”

“Se você ama alguém, o melhor presente que pode oferecer é a sua presença.”

Sobre a esperança

“A esperança é importante porque pode tornar o momento presente menos difícil de suportar. Se acreditarmos que o amanhã será melhor, poderemos lidar com as dificuldades do hoje.”

Sobre como meditar

“Ao inspirar, acalmo o corpo e a mente. Ao expirar, sorrio. Vivendo no momento presente, eu sei que esse é o único momento que tenho.”

“Beba seu chá lentamente e reverentemente, como se fosse o eixo em que o mundo da Terra gira – lentamente, de forma uniforme, sem se apressar para o futuro.”

“A mente pode ir em mil direções, mas neste caminho bonito, eu ando em paz. A cada passo, o vento sopra. A cada passo, uma flor floresce.”

“Quando estamos conscientes, profundamente em contato com o momento presente, nossa compreensão do que está acontecendo se aprofunda, e começamos a ser preenchidos com aceitação, alegria, paz e amor.”

Sobre conflitos

“Quando você diz algo realmente cruel, quando faz algo em retaliação, sua raiva aumenta. Você faz a outra pessoa sofrer, e ela se esforçará para dizer ou fazer algo de volta para obter alívio de seu sofrimento. É assim que o conflito aumenta.”

Sobre a paz real

“Muitas vezes, pensamos em paz como a ausência de guerra, que se países poderosos reduzissem seus arsenais de armas, poderíamos ter paz. Mas se olharmos profundamente as armas, vemos nossas próprias mentes – nossos próprios preconceitos, medos e ignorância. Mesmo que transportemos todas as bombas para a lua, as raízes da guerra e as raízes das bombas ainda estarão lá, em nossos corações e mentes, e, mais cedo ou mais tarde, faremos novas bombas. Trabalhar pela paz é arrancar a guerra de nós mesmos e dos corações de homens e mulheres. Preparar-se para a guerra, dar a milhões de homens e mulheres a oportunidade de matar dia e noite em seus corações, é plantar milhões de sementes de violência, raiva, frustração e medo que serão transmitidos para as gerações vindouras.”

Sobre a saúde

“Manter seu corpo saudável é uma expressão de gratidão para todo o cosmos – as árvores, as nuvens, tudo.”

Sobre a mudança de perspectiva

“Eu notei que as pessoas lidam muito com o negativo, com o que está errado. Por que não tentar o contrário, olhar para o paciente e ver coisas positivas, apenas tocar essas coisas e fazê-las florescer?”

São citações realmente poderosas, que podem contribuir para a criação de um mundo muito melhor e mais consciente. O que você achou das sabedorias de Thich Nhat Hanh?